sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Bob 10 Anos! [parte 2]

Aqui está a parte dois da matéria sobre os 10 anos de sucesso de Bob Esponja:


A dúvida é: como uma esponja do mar (que mais se parece com uma esponja de cozinha) conquistou tanta gente ao redor do mundo? Ele não tem capa de herói ou super poder, não é bonito, muito menos esperto. Bob é cozinheiro da lanchonete “Siri Cascudo” e sua função é fazer o melhor hambúrguer de Siri da “Fenda do Biquini” - cidade onde mora.

Para o mineiro Éric Flávio de Araujo, analista de sistemas e dono da comunidade do Orkut “Fãs do Bob Esponja” (com quase 900 mil membros), a fórmula do sucesso está na ingenuidade do personagem amarelinho. “Além de ser muito engraçado e ter uma gargalhada marcante (mérito do dublador Wendel Bezerra), ele coloca o coração à frente de suas atitudes, elementos que estavam há muito tempo ausentes dos desenhos animados, que acabam seguindo uma tendência mais violenta”, afirma o fã.

Éric arrisca dizer que o desenho foi intencionalmente concebido para os públicos infantil e adulto. “De maneira sutil, o dinheiro, o amor, a amizade e a aventura são corriqueiramente tratados nos episódios, e estes são temas adultos cada vez mais próximos do cotidiano das crianças. Um detalhe importante é que a arte utilizada tem formas e colorações que nos remetem aos nossos próprios rabiscos de infância”.

Os roteiros dos episódios giram em torno da rotina de Bob Esponja e seu melhor amigo Patrick, que não se tocam da malícia de Sr. Siriguejo, Lula Molusco e Plankton - alguns “vilões” da trama.

A segunda parte termina aqui, mas a terceira e última já vem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário